Projeto do governo estadual para fortalecimento do apoio ao jovem do campo, beneficiará jovens do Vale do Sambito - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

Seja bem vindo! Hoje é

08/02/2017

Projeto do governo estadual para fortalecimento do apoio ao jovem do campo, beneficiará jovens do Vale do Sambito



Francisco Limma
(Sec. da SDR)
O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, se reuniu, nessa terça-feira (07), com o diretor de Combate à Pobreza Rural da SDR, Francisco Ribeiro; com o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes; e com o gerente de Políticas para o Meio Rural da Cojuv, Messias Nassau, para firmar parceria entre os dois órgãos estaduais, visando reforçar o trabalho de apoio à juventude rural do Piauí.

Uma das bases de incentivo da SDR aos jovens é o projeto Viva o Semiárido, presente nos territórios do Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Serra da Capivara. Outra frente será trabalhada por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda (Progere), também desenvolvido pela SDR e que está em fase inicial de execução. O Progere vai contemplar trabalhadores rurais do território dos Carnaubais, Entre Rios e Cocais.
De acordo com o secretário da SDR, a ideia é que os dois órgãos estaduais tenham ações conjuntas que fortaleçam, sobretudo, a capacidade empreendedora do jovem e a geração de renda. Francisco Limma enfatizou que esses dois programas têm ações gerais, porém com foco nas comunidades quilombolas, jovens e mulheres. “Todas as instituições ou coordenadorias que trabalham com este público recebem o apoio integrado da SDR. A orientação do governador Wellington Dias é de que as instituições públicas unam forças e trabalhem conjuntamente, como estamos fazendo com a Cojuv, buscando potencializar o apoio para que os jovens tenham condições de maior desenvolvimento”, reforçou o gestor.
Segundo Vicente Gomes, a pretensão é levar a todos os territórios do Piauí propostas de desenvolvimento para a juventude do campo e apoio às ações já executadas pela SDR voltadas a este público. “Nós já temos algumas ações voltadas para o jovem do campo, mas podemos alavancar este trabalho com o firmamento desta parceria com a SDR. O intuito desta ação é possibilitar que este jovem possa se desenvolver onde mora, por meio da geração de renda para que ele tenha uma vida próspera sem ter necessidade de migrar”, afirmou o coordenador estadual da Cojuv.

Durante a reunião, foi criada uma comissão de estudo composta por membros da SDR e Cojuv responsável pela elaboração de um plano de trabalho contendo metas, linhas de ação e previsão de orçamento necessário. O documento deve ser apresentado em uma semana e as atividades têm início previsto para o mês de março deste ano.


Fonte: Portal Az

Nenhum comentário:

Postar um comentário