Governo do Piauí e Universidade alemã investem em pesquisa sobre acidentes de trânsito - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

Seja bem vindo! Hoje é

27/06/2017

Governo do Piauí e Universidade alemã investem em pesquisa sobre acidentes de trânsito

A parceria é para elaboração de mecanismos e desenvolvimento de ações que diminuam a quantidade de acidentes.

Encontro entre equipe da Saúde, UFPI, Uespi e Universidade de Greifswald (Denise Nascimento)
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se, nessa segunda-feira (26), com pesquisadores alemães da Universidade de Greifswald, Alemanha, para articular o desenvolvimento de pesquisas sobre acidentes de trânsito. O encontro foi na Faculdade de Ciências Médicas da Uespi (Facime), que é também uma das instituições, assim como a Universidade Federal do Piauí, promotoras da parceria.
Os esforços se dão para a elaboração de mecanismos e desenvolvimento de ações que diminuam a quantidade de acidentes de trânsito no estado, reduzindo, assim, a quantidade de óbitos, atendimentos de urgência e emergência, procedimentos complexos em traumatologia e possíveis sequelas aos acidentados.
“Algo que é extremamente motivador para os nossos pesquisadores nessa área, queremos estabelecer essa possibilidade de cooperação entre os nossos técnicos e os pesquisadores alemães. Nessa parceria que visa à melhoria dos serviços do SUS na área de traumatologia e, principalmente, à promoção da vida”, diz Florentino Neto, que declarou todo o apoio ao desenvolvimento das pesquisas.
A parceria irá proporcionar também mais intercâmbios acadêmicos, em diversos níveis, entre Alemanha e Piauí, proporcionando qualificação de excelência para os profissionais que atuam e atuarão com a saúde no Estado. A parceria proporciona o incentivo à criação de residências médicas na área de traumatologia e neurologia, minimizando as possíveis sequelas de um acidente, por meio de uma reabilitação de excelência.
Os pesquisadores alemães já estiverem reunidos anteriormente com as instituições parceiras e hoje deram continuidade às discussões, também, com outros órgãos para definição de alguns direcionamentos práticos a serem tomados. O primeiro deles é a criação de um comitê principal, formado por Sesapi, UFPI e Uespi, no qual o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Telmo Mesquita, foi nomeado representante da Saúde.
Além desse comitê, também será formado um grupo maior, onde serão discutidas ações em conjunto com DETRAN, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e outras instituições para que possamos trabalhar em consonância para a diminuição dos acidentes de trânsito.
O secretário Florentino Neto também comentou que a Secretaria de Estado da Saúde será a sede do comitê, destinando uma sala específica para esses debates e elaboração de estratégias a serem tomadas, além de permitir maior acesso à integração das regionais de saúde nas ações de trabalho do grupo de discussão.


Fonte: Governo do Estado do Piauí 
Autoria: Denise Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário