CENDROGAS realiza curso de noções básicas ao combate às drogas em Valença - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

Seja bem vindo! Hoje é

01/07/2017

CENDROGAS realiza curso de noções básicas ao combate às drogas em Valença

Foto: José Maurício

Aconteceu na última quinta-feira (29) e sexta-feira (30) o curso de noções básicas para o combate e prevenção às drogas na cidade de Valença do Piauí. O curso faz parte de um projeto em execução por parte da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CENDROGAS), órgão do governo estadual. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPI, Campus de Valença. Durante os dois dias, dezenas de pessoas compareceram ao auditório do IFPI para participarem de palestras e discursos voltados para a formação e informação dos cidadãos sobre as políticas públicas realizadas pelo o governo do estado em relação ao uso, comércio e tráfico de drogas.

O evento iniciou às 8 horas da quinta-feira com um cerimonial de abertura, onde a prefeita de Valença, Ceiça Dias, declarou os trabalhos abertos e desejou que todos pudessem absorver o máximo do que o curso viria a oferecer. Ainda durante a quinta, houveram palestras com representantes das entidades parceiras da CENDROGAS como a FENNOCT (Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas),OAB, SASC ( Secretaria de Estado da Assistência Social) e Polícia Civil. Na sexta-feira, os palestrantes foram os representantes da Polícia Federal, UESPI, SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde), CENDROGAS e PRF. Todas estas entidades enviaram representantes a Valença para estarem falando sobre a problemática das drogas.

O curso de formação é um projeto que o governo estadual vem desenvolvendo em parceria com entidades e prefeituras municipais que visa desenvolver uma ação conjunta que amenize os prejuízos que as drogas têm trazido à sociedade no geral.

Em Valença do Piauí o curso se deu graças à atuação do vereador Rayonardo Mendes que solicitou, com o apoio da prefeitura municipal, junto à CENDROGAS, para que o mesmo ocorresse.

Vereador Rayonardo Mendes
Foto:
José Maurício

Para a maioria dos que estiveram participando do curso, o mesmo foi bastante proveitoso.

O público alvo no curso foram órgãos e entidades públicas, trabalhadores da educação e saúde, conselhos municipais, comunidades terapêuticas, instituições religiosas, dentre outros. A estratégia é fazer com que cada um dos que participaram se tornem agentes multiplicadores no combate e prevenção às drogas.

Dentre as instituições religiosas, estiveram representantes de igrejas evangélicas que atuam na cidade. A exemplo do pastor Paulo de Almeida, da Assembleia de Deus Madureira e do pastor Francimário Santos, da Igreja Betesda de Valença. 


Pastor Francimário (à esquerda), pastor Paulo de Almeida (à direita)
Foto:
José Maurício

O papel que as instituições religiosas podem desempenhar na conscientização e combate ao uso de drogas pode ser um divisor de águas, haja a vista que, na maioria das vezes, as pessoas que passam a usar entorpecentes são resultantes de uma estrutura familiar problemática e, dentro desse contexto, o caráter religioso contribui em muito com a postura que o indivíduo tomará diante das adversidades que lhe sobrevierem. 


Fonte: Redação Mestiço News

Nenhum comentário:

Postar um comentário