Coordenadoria Estadual do Idoso realiza 1º Simpósio para idosos na cidade de Valença do Piauí - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

Seja bem vindo! Hoje é

01/09/2017

Coordenadoria Estadual do Idoso realiza 1º Simpósio para idosos na cidade de Valença do Piauí

Coordenador estadual do idoso, Marllos Sampaio
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (01) no auditório do colégio Santo Antônio, em Valença Do Piauí, o 1º Simpósio da Coordenadoria do Idoso do estado do Piauí. O evento contou com um grande contingente de autoridades estaduais e municipais, idosos, estudantes de áreas das Ciências Humanas e comunidade em geral.




O 1º Simpósio do Idoso em Valença do Piauí foi realizado em uma parceria entre o governo do estado e o governo municipal de Valença. O mentor para que o evento, pioneiro nesta área no estado do Piauí, foi o ex-deputado federal e Coordenador de estado do idoso, delegado Dr. Marllos Sampaio. Segundo Marllos Sampaio, desde que trabalhou como delegado à frente da delegacia do idoso, passou a perceber a necessidade de se discutir políticas públicas de proteção e combate à violência física, moral e social contra os idosos.

Coordenador estadual do idoso, Marllos Sampaio e o presidente
da Alepi, Themístocles Filho
O evento, que também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do estado do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), foi de grande importância para os idosos de Valença. Themístocles Filho parabenizou ao evento, congratulando a cada um dos seus idealizadores.

Presidente da Alepi, Themístocles Filho
Além de diversas outras autoridades do município de Valença, estiveram ainda a presente a prefeita Ceiça Dias (PTC) com parte do seu secretariado, representantes do poder legislativo municipal, representantes de entidades filantrópicas, como a Casa da Paz, representantes sindicais, dentre outros.

Prefeita de Valença do Piauí, Ceiça Dias (PTC)
Após a instauração da mesa de honra, composta pelas autoridades presentes, houve uma palestra com o coordenador e idealizador do projeto, Dr. Marllos Sampaio, onde o mesmo falou sob o tema: Violência Contra o Idoso, trazendo relatos de violências registradas contra os idosos no estado do Piauí e ressaltando a importância da conscientização sobre o cuidado com a pessoa idosa.

Após a palestra com Marllos Sampaio, houve uma outra sobre Envelhecimento Ativo e Segurança do Idoso, ministrada pela gerontóloga  Clélia Reis Damásio. Durante a sua fala, Clélia ressaltou a importância do fortalecimento dos vínculos sociais da pessoa idosa e que há uma necessidade de se reconhecer o idoso como parte integrante dos laços afetivos e psicossociais no seio familiar. Clélia ainda frisou sobre a importância de se proporcionar um ambiente seguro e confortável ao idoso no lar em que ele vive.

Gerontóloga Clélia Reis Damásio, palestrante
Uma parte que fez um diferencial neste primeiro Simpósio, é que, diferentemente do que se está habituado, ele também trouxe entretenimento para os idosos valencianos. O evento finalizou com um show de humor com o humorista piauiense (mais de renome nacional) Amaurí Jucá. Amaurí, sob várias temáticas, fez toda a platéia rir e, o mais importante, é que se pode perceber que a dignidade humana exposta no sorriso espontâneo do jovem e do idoso é que os dignificam e os colocam em igual conjuntura dentro do papel social que cada um ocupa no meio em que vivem.

Humorista Amaurí Jucá (centro)


Crédito das imagens: José Maurício
Fonte: Blog Mestiço News

Nenhum comentário:

Postar um comentário