De forma acanhada, volta a chover no Vale do Sambito - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

PROPAGANDA

30/10/2017

De forma acanhada, volta a chover no Vale do Sambito


Costumeiramente o B-R-O, período que corresponde entre os meses de setembro a dezembro, é o tempo mais quente no estado do Piauí. Nos últimos 5 anos, esse período tem registrado altas temperaturas devido a forte escassez de chuvas que todo o Nordeste tem sofrido. Porém, desde o último período chuvoso, no início de 2017, já se pode notar uma pouca diferença, havendo o registro de um maior volume de chuvas em todo o Nordeste e estado do Piauí.

Para 2018, segundo os especialistas, haverá a expectativa de um maior volume de chuvas no sertão nordestino. Em matéria registrada no site do Canal Rural, especialistas afirmam que o cenário ainda está bem longe do ideal, mas os volumes de chuva acumulados em 2017 permitiram maior produtividade, principalmente no oeste da Bahia. O episódio de La Niña, mesmo fraco, contribuiu para o regime de chuvas na região, o que deixou muito produtor esperançoso.

Neste momento, estamos vivendo um momento de neutralidade climática do oceano Pacífico equatorial, sem El Niño e nem La Niña. No entanto, projeções indicam um ligeiro resfriamento do Pacífico para o próximo verão, o que pode caracterizar um La Niña para 2018. Se o fenômeno for comprovado, será mais uma safra de chuvas melhores para o Nordeste. 

“Obviamente que recuperar todo o déficit hídrico não é algo fácil. Precisaríamos de 3 a 5 verões com chuvas acima do normal”, explica o climatologista da Somar Meteorologia, Paulo Etchichury em matéria registrada no site do Canal Rural.

Nesta tarde de segunda-feira (30) foram registradas chuvas isoladas em pequenos volumes em diversas localidades do Vale do Sambito. As chuvas ocorreram ainda de maneira acanhada, mas já são um bom sinal, em vista daquilo que as previsões afirmam que o período chuvoso em 2018 será de chuvas boas.



Fonte: Blog Mestiço News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE