Saiba como ficou o quadro de beneficiários do Garantia-Safra em Pimenteiras - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

Seja bem vindo! Hoje é

26/01/2018

Saiba como ficou o quadro de beneficiários do Garantia-Safra em Pimenteiras


O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. 

Com a Lei Nº 12.766, de 27 de dezembro de 2012, o Poder Executivo foi autorizado a incluir agricultores familiares de outros municípios situados fora da área da Sudene, desde que atendidos previamente alguns requisitos como a comprovação de que os agricultores familiares se encontram em municípios com perdas sistemáticas de produção em função da seca ou excesso de chuva.

Em Pimenteiras, o quadro de vagas estimado e solicitado pelo o município, junto ao Governo Federal, foi de 1598 (mil quinhentos e noventa e oito) vagas, conforme o ofício de Nº 229/2017 de 31 de julho de 2017, visando garantir o benefício a mais de 1.000 (mil) beneficiários para Safra 2017/2018. No entanto, o órgão responsável pela a liberação do benefício junto ao Governo Federal reduziu o número de vagas, trazendo o número de vagas para apenas 860 (oitocentos e sessenta beneficiários), conforme informações que obtivemos com exclusividade.

A redução de benefícios para apenas 860 vagas, por parte do Governo Federal, em referência ao município de Pimenteiras, certamente trouxe transtornos, haja vista que a previsão do governo municipal era de houvesse um preenchimento das mais de mil vagas solicitadas via ofício.

Os boletos para o pagamento da taxa referente ao recebimento do benefício Garantia-Safra chegaram ao município de Pimenteiras na última terça-feira com um prazo para pagamento apenas até o próximo dia 31 de janeiro. Visando facilitar o acesso dos beneficiários ao seu respectivo boleto, o poder do município enviou os boletos às comunidades através de representantes das respectivas localidades, alertando sobre o prazo limite para o pagamento para que ninguém dos que foram contemplados percam o benefício.

Para a região da Lagoa do Sambito, os boletos foram enviados pelo o vereador Edvar Araújo e os possíveis beneficiários poderão procurá-lo para saberem se foram contemplados.


Nas outras comunidades do município, a secretaria enviou os boletos pelo um comissário que teve a tarefa de entregar os mesmos aos respectivos beneficiários.

Lembrando para o tempo de pagamento:

Os boletos poderão ser pagos até o dia 31 de janeiro de 2018, nas casas lotéricas.

Fonte: Blog Mestiço News

Nenhum comentário:

Postar um comentário