Governador do Piauí decreta emergência em 33 municípios do estado; Pio IX é um deles - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

Seja bem vindo! Hoje é

23/05/2018

Governador do Piauí decreta emergência em 33 municípios do estado; Pio IX é um deles


O governador Wellington Dias (PT) assinou decreto de situação de emergência para 33 municípios por causa da seca. Os motivos para o decreto seriam a falta de chuvas em volume suficiente a fim de restabelecer os principais reservatórios de água da região e a quebra de safra em alguns dos municípios da região. O decreto vale por 180 dias após a publicação no Diário Oficial do estado.

Estão no decreto as cidades de Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jerumenha, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Padre Marcos, Pio IX, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luís do Piauí e Várzea Branca.

O decreto considera informações do Monitor das Secas, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Informações do monitor durante o mês de abril informam que a ntensidade da seca que atinge o estado varia de fraca a grave, com impactos, apenas, de longo prazo. Sendo a seca grave na parte leste do estado e a seca moderada na parte oeste.

As cidades estão situadas em regiões do estado que tiveram irregularidade na distribuição das chuvas. Segundo o governo do Piauí alguns municípios do semiárido enfrentam colapso na distribuição de água para comunidades, inclusive nas zonas urbanas.

Fonte: G1/Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário