VALENÇA DO PIAUÍ: Coordenadoria da Juventude completa um ano de ações - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

Seja bem vindo! Hoje é

20/07/2018

VALENÇA DO PIAUÍ: Coordenadoria da Juventude completa um ano de ações

Coordenador da Juventude do município de Valença, Dadvi Silva
Foto: SeCom
(Secretaria de Comunicação)
A Coordenadoria Municipal da Juventude do município de Valença do Piauí, completa um ano de atuação desenvolvendo ações e mobilizando os jovens através de atividades culturais e esportivas, e no combate as drogas através da gestão do coordenador Dadvi Silva. A órgão atua junto com a Secretária de Assistência Social.

Criada em 2013, com o objetivo de direcionar os jovens para as políticas públicas e dá uma atenção especial, o cargo só foi efetivado em 17 julho de 2017, com a posse do Dadvi Silva que até então atuava em produções culturais na região valenciana.

O vereador Rayonardo Mendes trabalha ao lado da Coordenadoria auxiliando nos projetos e parcerias. O parlamentar foi autor de um projeto de lei para criar a função, quando o tramite chegou ao poder executivo já constava a criação do cargo, porém sem atuação ativa.

Após acompanhar de perto as ações da Coordenadoria, o parlamentar reforça que a juventude está representada. “Estamos trabalhando para que os nossos jovens tenham representatividade, juntamente com o coordenador Dadvi Silva que não mede esforços para atender aos anseios da juventude. Mais projetos e eventos que vão beneficiar os jovens estão por vir”.

Conforme informações da atual secretária de Assistência Social, Ielva Melão, a criação do cargo foi de sua autoria ainda quando vereadora.

“Na época eu institui o Conselho Municipal e indiquei a criação da Coordenadoria, o cargo foi criado, mas pelos atropelos da gestão não foi possível empossar a pessoa. Hoje sentindo grande representação dos jovens no nosso munícipio e precisando de atenção especial, a atual prefeita Ceiça Dias, empossou em 2017 o primeiro coordenador”, explicou Ielva Melão.

ID Jovem
A primeira atividade destinada a juventude foi o lançamento da Identidade Jovem, ou popularmente conhecido ID Jovem, um documento digital criado pelo Governo, com o intuito de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda.

O evento de lançamento aconteceu no auditório do Colégio Santo Antônio, com a presença do representante estadual da juventude Venício Moura, da prefeita de Valença Ceiça Dias, da secretária de Assistência Social Ielva Melão, do coordenador da juventude do município Dadvi Silva e do vereador Rayonardo Mendes.

Lançamento do Programa ID Jovem em Valença
Foto:
SeCom (Secretaria de Comunicação)
A plateia em sua maioria formada por jovens passou a conhecer o programa e tirar dúvidas. A ocasião também serviu para apresentar o coordenador da juventude de Valença Dadvi Silva.

A jovem Taysa Santos, foi um dos beneficiados, ela destaca a importância do programa pois possibilita oportunidades para jovens de baixa renda. “O ID Jovem está ajudando muito a mim e aos outros jovens sem renda a ter mais oportunidades de passeios e outros benefícios. Fui procurar conhecer o programa na Coordenadoria da Juventude, e sai com todas as minhas dúvidas esclarecidas. Repassei essa informação para os meus colegas terem o mesmo direito e proveito. Sou grata a coordenadoria por nos permitir esse direito”.

Encontro Nacional de Gestores Municipais e Estaduais de Juventude
Buscando aprimoramento e projetos para os jovens do município de Valença, o coordenador participou de um encontro na capital federal discutindo ações desenvolvidas pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), inclusive o ID Jovem.

O evento que aconteceu na Escola Nacional de administração Pública em Brasília, contou com a presença de mais de 200 gestores de diversas coordenadorias e secretarias da juventude do país.

Coordenador Dadvi Silva participa de Encontro Nacional, em Brasília
Foto:
SeCom (Secretaria de Comunicação
Para o coordenador Dadvi Silva, o momento foi para ampliar o conhecimento e coloca-los em prática na gestão.

“Foram dias de profundo aprendizado. Pude além de estar presente, participar ativamente de discussões importantes como algumas ampliações no ID Jovem e outros programas, além de trazer na bagagem ações que ao longo da gestão implantamos na coordenadoria”.

Integração com a Força Tática
Com o elevado número de prisões, apreensões e índices de crimes envolvendo entorpecentes, a Coordenadoria em uma ação integrada a 2ª Companhia do 4ª Batalhão de Polícia Militar de Valença realizou palestras nas escolas do município e cidades circunvizinhas.
Ação Integrada com a Força Tática de Valença
Foto:
SeCom (Secretaria de Comunicação)
As ações realizadas no segundo semestre de 2017, contemplou cinco instituições de ensino público e privado.

“O trabalho é focado na prevenção através das palestras que temos nas escolas com a direção e a família, mostrando o lado negativo, as consequências que são físicas, psicológicas e também penais. Essa iniciativa começou de forma voluntária e espontânea, quando percebemos o grande incidente de presos, e uma parte eram jovens. A integração com a Coordenadoria da Juventude veio para somar o trabalhado fortalecendo a mensagem já que o Dadvi Silva é um jovem e representante dos jovens da cidade”, ressaltou o Sargento Ranier Nunes.

Atividades Educativas

A parceria com a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento as Drogas (Cendrogas), possibilita várias ações para o município através das políticas públicas adotadas pelo órgão.

Para selar essa parceria, um show de bonecos marionetes, apresentado pelo bonequeiro Chagas Vales (Teresina), proporcionando um show lúdico com temática sobre as drogas. 

Equipe de engajamento na realização das atividades
Foto:
SeCom (Secretaria de Comunicação)
O coordenador estadual da Cendrogas, Sâmio Falcão, antecipa que outros eventos irão acontecer na cidade pois os jovens estão comparecendo em peso as realizações. “Além de uma necessidade nossa de expandir conhecimentos e prevenir a juventude, a cidade de Valença sempre nos presenteia com a plateia lotada e sempre atentos ao que é preparado por nós. Essa parceria está mantida”.

De acordo com o coordenador da juventude do Estado, Vicente Gomes, atualmente o Piauí tem um total de 30 secretárias e coordenadorias a nível municipal, e dependendo do município tem gerencia ou outros cargos de assessorias relacionados à juventude.

Atividades educativas (Cendrogas)
Foto:
SeCom (Secretaria de Comunicação)
A Coordenadoria da Juventude, está localizada no Centro Social Urbano (CSU). A equipe é formada pelo coordenador Dadvi Silva e pelo assessor Ariclenes Ferreira.

Informações: Repórter Pedro Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário