MPF denuncia 22 pessoas presas na Operação Topique da Polícia Federal - Mestiço News | Notícia de Verdade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PROPAGANDA

23/01/2019

MPF denuncia 22 pessoas presas na Operação Topique da Polícia Federal

Polícia Federal cumpriu mandados na Seduc, Zona Sul de Teresina.
 — Foto: Felipe Pereira/TV Clube
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra 22 pessoas presas pela Operação Topique, da Polícia Federal, deflagrada em agosto de 2018 contra fraude em licitação de serviços de transporte escolar no Piauí e no Maranhão. Segundo a PF, o prejuízo somou mais de R$ 119 milhões.

Segundo o coordenador da Força Tarefa Topique, o procurador federal Marco Aurélio Adão, a ação penal ajuizada nessa terça-feira (22) não encerra os desdobramentos da operação e as investigações continuam.

O MPF informou que as denúncias são a respeito das condutas de investigados que estão presos. Na ação penal, foram denunciadas 22 pessoas. Detalhes da ação serão informadas, segundo o MPF, na próxima segunda-feira (28).

À época da operação, A PF e a CGU informaram que mais de 40 prefeituras fizeram pagamentos irregulares relacionados ao transporte escolar.

Segundo a polícia, a organização criminosa é suspeita de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados à prestação de serviços de transporte escolar ao Governo do Estado do Piauí e Prefeituras Municipais nos Estados do Piauí e Maranhão.

O serviço é custeado pelos recursos do Programa de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

A investigação revelou a existência de um grupo de empresas que atuava na realização de fraudes em licitações, com a participação de agentes públicos, resultando na contratação com valores superiores ao valor real do serviço, causando um prejuízo aos cofres públicos na média de 40% dos valores pagos às empresas contratadas.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE