Professor e psicóloga dão orientações na hora da escolha dos cursos no Sisu 2019 - Mestiço News | Notícia de Verdade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PROPAGANDA

22/01/2019

Professor e psicóloga dão orientações na hora da escolha dos cursos no Sisu 2019



Foto: Internet
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu as inscrições nesta terça-feira (22) para candidatos que desejam disputar uma vaga nas universidades públicas participantes. No Piauí, três instituições disponibilizaram mais de 9 mil vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019 e o G1 procurou um professor e uma psicóloga para dar orientações na hora da escolha dos cursos.

A psicóloga Hanna Saunders, que trabalha com orientação profissional, afirmou que esse é um momento do candidato escolher algo que ele realmente queira fazer. “O ideal é que eles pesquisem o curso, vejam as atividades que envolvem essa área e ver o que gostariam de atuar” explicou.

A especialista disse que essa escolha não deve ser baseada apenas na remuneração profissional. “Esse não é o melhor caminho, essa questão retorno financeiro, quando você gosta do que faz isso é uma consequência. O importante é fazer realmente o que gosta para não se frustrar no futuro por ter escolhido uma profissão que não se interessa”, declarou.
Hanna Saunders destaca que escolha não deve ser baseada no retorno financeiro
— Foto: Carlos Rocha/G1 PI
O professor Alex Romero aconselha que os estudantes não escolham um curso apenas porque podem ser aprovados. “Deixar de fazer o que você quer para fazer qualquer curso pode ser uma perda de tempo. É melhor investir esse tempo em um cursinho, se preparar melhor e entrar no curso que você realmente quer cursar”, aconselhou.

O educador alertou para que os candidatos fiquem atentos à mudança com relação à lista de espera. “Antes o aluno poderia ficar na lista de espera de um curso e, caso fosse aprovado, começar a cursar outro. A partir desse ano ele tem que escolher entre ficar na lista de espera ou iniciar a graduação, se tiver sido aprovado”, explicou.

Segundo Alex Romero, a mudança evita que as turmas tenham evasão durante o semestre. “Acontecia de serem chamados na lista de espera e deixarem o curso que já estavam curso. Então ficava aquela vaga até o outro semestre, quando o Sisu abria a vaga novamente. Isso não era justo com quem realmente queria cursar aquele curso”, comentou.

As inscrições no Sisu vão até sexta-feira (25). Os candidatos devem ficar atentos à nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos, conforme a nota. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro.

O prazo para escolher participar da lista de espera é do dia 28 de janeiro a 4 de fevereiro. A matrícula deverá ser feita na universidade entre o dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro. A convocação da lista de espera está prevista para o dia 7 de fevereiro, de acordo com o site do Sisu.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE