SOS Brumadinho: Shopping de Teresina faz campanha no Instagram e pede doações para vítimas - Mestiço News | Notícia de Verdade

DESTAQUES

PROPAGANDA

26/01/2019

SOS Brumadinho: Shopping de Teresina faz campanha no Instagram e pede doações para vítimas

A cidade mineira de Brumadinha está arrasada pela tragédia ocorrida
Foto: Reprodução/Twitter
A solidariedade tomou conta das redes sociais depois do rompimento da barragem de Brumadinho (MG). Campanhas de doação com anúncio dos postos de coleta estão sendo espalhadas pela internet. Um exemplo foi o grupo Sá Cavalcante, que anunciou neste sábado (26), através do Instagram, que está se mobilizando para arrecadar donativos às vítimas.
Foto: Instagram
"Os Shoppings da Sá Cavalcante se mobilizaram para arrecadar donativos às vítimas de Brumadinho (MG). No Shopping Rio Poty, materiais de limpeza e higiene pessoal, água mineral e alimentos não perecíveis podem ser entregues na Loja Mágica, no Piso L3, ao lado do Havanna Café, durante o horário de funcionamento do Shopping", diz a postagem. 

Neste sábado, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou uma nota reconhecendo sumariamente o estado de calamidade pública em Brumadinho. A medida tomada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foi publicada hoje em edição extra do Diário Oficial da União.

Segundo o órgão, para intensificar o apoio a equipes locais neste primeiro momento de resgate às vítimas, um posto de operações para órgãos federais foi instalado no município. O ministro Gustavo Canuto, que está no estado desde a noite de ontem (25), destacou que a prioridade máxima é salvar vidas e evitar mais danos.

“O foco agora é emergencial. Precisamos unir esforços para nos concentrar no resgate, salvamento e identificação dessas vítimas”, afirmou o ministro em entrevista, após acompanhar o presidente Jair Bolsonaro durante sobrevoo às áreas atingidas pelo rompimento.

Logo na manhã deste sábado (26), o Ministério do Desenvolvimento Regional instalou um posto de operações para órgãos federais próximo ao local de pouso de aeronaves e de primeiros socorros às vítimas. O objetivo é acompanhar e apoiar de perto as buscas, além de centralizar todas as ações realizadas pela União.

“As equipes locais estão fazendo um trabalho primoroso, mas a Defesa Civil Nacional está aqui para prestar todo o apoio necessário. Esse posto de operações, também, possibilitará o monitoramento da região para avaliar o fluxo da onda de lama”, observou o ministro Gustavo Canuto, que acompanhou os trabalhos no local.

Monitoramento 24 horas

O monitoramento da região, das situações climáticas e dos serviços essenciais está sendo realizado 24h por equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que enviam constantemente alertas e informações ao Centro de Comandado criado pela Defesa Civil municipal no local do ocorrido. Para reforçar ainda mais os esforços, o diretor do Cenad, Armin Braun, e técnicos do Centro também estão no local.

O Governo Federal vem atuando na região de Brumadinho desde os primeiros instantes após o rompimento da barragem e disponibilizou todo o apoio emergencial necessário ao atendimento das vítimas e minimização de novos danos.

Estado de calamidade pública

O reconhecimento sumário acontece diretamente pelo Governo Federal quando ocorrem eventos de grande intensidade e impacto. A classificação de calamidade pública se dá em situações anormais que causam danos e prejuízos que implicam no comprometimento total da capacidade de resposta (socorro e assistência da população) e restabelecimento de serviços essenciais.

Fonte: Portal Az

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE